quarta-feira, 27 de agosto de 2008

20 de agosto

Me dei conta que dia 20 deste mês, completei 8 anos sem fumar. Depois de 34 anos, dos 13 aos 47, fumei. Quase sempre, o careta. Hollywood, Carlton e Plaza. Confesso que parei por cagaço, paúra; minha família toda tem câncer, e ele está me cercando. Quero dar um a zero nele. A data não escolhi, apesar de já tê-la com muito carinho: dia de S. Bernardo, padroeiro de Alcobaça, terra de meu avô materno, de onde tiraram meu nome. Foi o dia em que me batizaram tia Norma Guimarães Sampaio e Numa Pompílio Bittencourt. Ambos já nomes de ruas. Desta festa de batizado, guardei até há pouco tempo o conjunto de prato, garfo, faca, copo e porta-guardanapo de metal, com a incrição "13/03/53 - 20/08/53". Guardei para minha neta e se perdeu nas mudanças de vida. Data bacana esta 20 de agosto. São Bernardo. Fui conhecer Alcobaça e achei engraçado ler meu nome em toda parte: Farmácia, Hotel, Casa de Móveis, Supermercado, Bar e Restaurante, tudo S. Bernardo. Se alguém gritar alto BERNARDO no meio da rua, uns vinte lhe respondem. Me senti em casa. Bela data. A de nascimento também, perceberam? 13/03/53. E foi numa sexta feita, 13; faltou ser de agosto.

8 comentários:

Palatus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Palatus disse...

Rsrsrsr...legal.Gostei dessa história.
Sim...meu caro, procurei teu livro, mas a única livraria virtual que fazia referência dizia que havia esgotado e não apresentava nenhuma imagem dele. Bem, vou continuar a procura; caso negativo, entrarei em contato em breve. Ah, boa semana.
Nilson

P.S. Elimine o primeiro comentario. Errei na grafia.

Unknown disse...

Por que guardamos a data de despedida do cigarro? Larguei há dois e pouco, dia 20 de abril de 2006, às vésperas de completar 58 anos, tendo começado aos 14. 44 anos!
Você viu as mensagens lindas que suas meninas e Vera colocaram no meu blog?
Beijos

aeronauta disse...

Também digo a mesma coisa: como é bom esperar sua postagem!
Gosto muito da maneira (aconchegante) como você fala sobre o cotidiano!
Abraços.

Senhorita B. disse...

Nasci em 13/03/1982!!!!!!
Grande abraço,
Renata

Unknown disse...

Pai!Comemoro com você esses 8 anos de vitória!!!! Só falta agora varis parar de fumar. Estamos todos na torcida!! beijinhos...
P.s.cadê as novas postagens??

Edu O. disse...

Um abraço de quem anda faltando`a essas delícias de se ver. A filósofa do meu post sobre o caráter é a grande Dercy Gonçalves

Meninha disse...

Tio, parabéns pela sua força de vontade. Te amo muito, beijos

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas