sábado, 1 de novembro de 2008

Zambiapunga



Em muitos anos, hoje deixei de assistir a apresentação da Zambiapunga em Nilo Peçanha. Desde menino quando lá morava, adorava ver a Zambia. Ela sai às três/quatro horas da madrugada do dia primeiro de novembro. Como morava fora da cidade, na fazenda, ia dormir na casa de amigos, e era difícil pegar no sono. O medo dos caretas se misturava com o prazer do som, de acordar na madrugada, de participar de uma aventura de grandes. O grupo percorre toda a cidade com cerca de 60 homens mascarados, com roupas e capacetes supercoloridos, que tocam percussão: enxadas, tambores e búzios soprados. Não dá pra se descrever o som. É alucinante e altamente contagiante, puxando de criança a velho. Gilberto Gil conheceu e convidou para o PERC PAN; durante muito tempo abriu a Caminhada Axé; Regina Casé fez um programa especial com o grupo; Naná Vasconcelos pirou, foi lá e tocou com eles. Se eu fosse mais sabido, gravava um pedacinho e tocava aqui procês conhecerem um pedacinho mais de mim.
.
fotos:flickr e fundaçãocultural

15 comentários:

Unknown disse...

Você tem razão, primaldo, o som da zambiapunga não existe! é lindo demais pega a gente dentríssimo da alma. Vamos acertar... paruano quero ir, cê me leuva? Todo ano eu ia à Caminhada Axé só pra ver a Zambiapunga.

Maria Judith. disse...

Nunca vi nem ouvi.
É porque eu sou estrangeira...

Marcus Gusmão disse...

Vi pela primeira vez em Morro de São Paulo, há uns 20 anos. Fiquei impressionado também com o nome, que me custou um bom tempo para aprender a pronunciar. Achei no são gúgol esta gravação: http://br.youtube.com/watch?v=LgpAJCMB3M4&feature=related

Marcus Gusmão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
miro paternostro disse...

uau, eu nunca tinha visto isso, as fantasias sao inacreditáveis. se isso só acontece dia primeiro de novembro, vou ter de agendar, pois quero ver isso com meus zóiao!
abrs, Martina os manda também.

Edu O. disse...

Adoro o Zambiapunga!!!! Ano que vem estamos prevendo um trabalho com eles, toamra que saia Patrocinio. Daí vc vai nos ver, né?

Nilson disse...

Adoro o zambiapunga. Tb quero ir nesse bonde pra Nilo Peçanha, pra ver como são eles de madrugada!

aeronauta disse...

Estava andando por aí, e gostaria muito de ter ouvido o som da zambiapunga.

Meninha disse...

De vez em quando eles aparecem por aqui para umas apresentações, ainda bem que não é de madrugada, kkkk, pois eu adoro o Zambiapunga

Mãe de Iara disse...

Amooo a Zambiapunga, já fui uma vez com meu pai assistir a saída na madrugada e fiquei tão emocionada que só consegui dormir dois dias depois !! Fiz uma tatoo que eu adoro, uma estrelinha com o chapéu da zambiapunga, o engraçado é quem não teve o privilégio de conhece-los pensa que é uma árvore de natal !!!

Unknown disse...

Quando eu via a zambiapunga não sabia se sentia medo das caretas ou alegria da festa que eles faziam quando chegavam. Eu lembro que minha mãe sempre dizia: " eles são nossos amigos, filha"..
hahahhaha...Gostava também da sua calça da zambiapunga, pai! Toda colorida...ainda me vem na lembrança, vc usando-a na festa do jegue....
beijinhos pai!

Janaina Amado disse...

Zambiapunga? Que nome fantástico! Vou ver se consigo ouvir, no site que Marcus indicou. Belê.

Luciano Fraga disse...

O som da "Punga" é mágico, quem conhece não esquece e não quer perder as apresentações. Quando passei um período à frente da Casa da Cultura de Cruz das Almas, junto com alguns amigos, tivemos oportunidade de levá-los até lá para um giro na madrugada de Cruz, tenho registro em vídeo e fotos, inesquecível, abraço.

Fonseca disse...

Caro conterrâneo,

Gostaria que me confirmasse se a foto à esquerda do post Zambiapunga (01/11/08) foi capturada da internt, pois aos meus olhos ela é de minha autoria e foi feita em 26/11/05 durante a Caminhada Axé em Salvador, conforme link que segue http://www.flickr.com/photos/fonseca/67078125/.
Caso confirme a hipótese e dado o nobre fim a que foi utilizada, solicito que seja colocado o crédito do autor.

Uma vez esclarecido o meu quetionamento, se desejar pode deletar este comentário do seu blog.
Meu e-mail: antoniofonseca@mundiprojetos.com.br

nadson disse...

nilo peçanha um paraiso zambiapunga um sonhor ser depender de mim iria a todas apresentaçao do ZAMBIAPUNGA muito massa estou esperando dia 30 de outubro estou lá bjss zambi

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas