segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Embrulho no estômago


Me deu Embrulho no Estômago o post de hoje de Personagem Principal, intitulado "Filhos de Chocadeira", onde ela descreve a atitude de "homens" que se valem da estatura física para assediar as mulheres. Como homem me sinto envergonhado e como ser humano repudio incondicionalmente estas atitudes. Qualquer pessoa que se utilize de uma condição superior para subjugar outra, merece nosso desprezo.

Ontem à noite, por exemplo, voltando da Pituba, na altura de Armação, me chamou a atenção de longe uma luz piscante de carro de polícia. Ainda brinquei com Vera que se tratava de blitz da lei seca e trocamos de lugar: minha carteira está pior que a de Marcus Gusmão: vencidíssima ou pior que o coador de café da mãe das meninas blogueiras: fracassada. Chegando perto, Vera diminuiu a velocidade e pude testemunhar uma cena degradante: um policial, troncudo e truculento, ameaçava um rapaz com o dedo no nariz do outro berrando "se comporte, se comporte comigo!"; o rapaz estava em posição péssima: na pista, documento na mão trêmula, a namorada ao lado, calada de morte, o policial no passeio se colocando mais alto, e uma viatura com mais dois policiais de longe asssistindo e adorando a cena, provavelmente.
O que fazer? parar o carro e defender o rapaz é assinar atestado de morte. Ligar pra polícia? eles SÃO a policia. Denunciar? a quem? ainda corremos o risco de termos o telefone anotado. E o rapaz? quem vai apagar a humilhação? quem vai dizer à sua namorada que ele não foi um covarde? e o que lhe aconteceu? não estou conseguindo me perdoar por não ter ficado lá, ao menos minha presença PODERIA ter inibido o troglodita que de repente deixava o rapaz ir embora depois da demonstração de força. Por que aquele policial -e tantos outros, tratam as pessoas assim?
Não sei porque, me veio à lembrança a campanha de trânsito na Itália para inibir os "machões" que querem demonstrar "virilidade" com a velocidade. São outdoors com fotos de mulheres com os dedos indicador e polegar mostrando que uma pesquisa comprova que quem se mostra tanto, tem o pinto des'tamanhinho!!
Viu, seu guardinha?
.

blog do vinna

9 comentários:

Edu O. disse...

a mim falta fôlego e sobra tristeza, porque sou um desses pequenos sempre e nunca tenho a quem recorrer. até os advogados, estes não compram brigas de pinto, só de galo e ainda galo de briga.

Unknown disse...

Terrível! E de dia, cedo, ou qualquer hora, os fela-da-puta super-armados param os ônibus cheios de trabalhadores que são obrigados a saltar e ficar de mãos ao alto e pernas abertas encostados no coletivo e são assintosamente humilhados e revistados sob cutucões de armas e gritos. Enquanto isto... tudo como dantes nas câmaras, senados e o culpado da bandalheira do Dantas é o delegado que o prendeu!

Senhorita B. disse...

Primo,
Acho que não poderei ir para a estréia do Vestígios. Soube da exibição apenas ontem e terei um trabalho muito importante aqui em SP. Além disso, as passagens estão super caras. Mas, se vc puder, vá lá mesmo prestigiar meu trabalho.
Bjs

Nilson disse...

Pergunta se ele arrota assim com o pessoal do tráfico. Porra nenhuma!

Maria Judith. disse...

Concordo plenamente com você. Já assisti algumas cenas como esta, mas sempre segui o conselho do fabuloso Lao Tsé: " Quando o perigo está próximo, sua vida em risco e o medo tomar conta de você, aja da forma mais inteligente e sagaz: CORRA!"
Atitude egoísta e sábia, que salva nossa vida.

Mas de vingança, desenvolvi uma belíssima teoria do pinto pequeno, que serve para criaturas de certa espécie. Um dia eu lhe conto.

Janaina Amado disse...

Bernardo, muito bom, muito sério seu texto. Eu ando ultimamente apavorada com as atitudes da polícia no Brasil, de norte a sul. De sul a norte. Um horror. E fazer o quê, me diga? Também não sei.

Janaina Amado disse...

Bernardo, "Morte Abjeta" chegou hoje, com dedicatória e tudo!!! Vou ler com a maior alegria, mas vc. e Judith me deem só um tempinho, que estou super atarefada por aqui, ok?
Muito obrigada!

Senhorita B. disse...

Primo,
Por que meus olhos só começam a ficar inchados de noite? Manda a conta para eu pagar a consulta!(rs)
Bjs

Unknown disse...

Primaldo, cadê você. Hoje já é dia 16!!!sua postagem é de 10... Vou dizer que nem nossa amiga Leda: porra caralho caceta! tou com saudade

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas