domingo, 30 de novembro de 2008

Mena, 70


Mena
Vou repetir o post para homenagear minha irmã. Mas o post de Maria está melhor, recomendo
Bateu a vontade de escrever sobre minha mãe postiça. Mena recebeu o nome de vó Carmena, nascida Carmela na Italia e teve seu nome aportuguesado quando se registrou no Brasil. Mena sempre demonstrou orgulho do nome pouco comum. Quando nasci, ela já estava com 15 anos e ajudou minha mãe a criar os três ultimos filhos. Virou meio-mãe de todos. Casou e nunca teve filhos: dobrou o papel de irmãe. Sempre foi a maior referência afetiva na família. Com a morte de nossos pais, foi alçada naturalmente ao papel que já era seu. Vieram os sobrinhos e todos os irmãos lhe entregam o primeiro filho em batismo. Dinda Mena. Separou, casou de novo. O primeiro marido, um Vadinho com apelido Toinho, lhe levou a juventude. O segundo, Dr. Teodoro Madureira com outro nome pomposo, médico, fera em otorrino, catedrático da Faculdade de Odontologia da Ufba, lhe deu o que merecia mas enloqueceu no final e tentou sufocar sua vida. Mandou andar, saiu com a roupa do corpo para ser feliz. E tem sido. Sozinha de marido, mas feliz. Tem tanta alegria de viver que nos ensinou a aprontar. Saía na noite, brincava carnaval como ninguem, fitinha na testa e brandindo sua indefectível mamãe-sacode para espantar urucubaca, sempre mijando nas pernas e lavando com cerveja; foi no brega com a gente, deu birro de carreira em barraca de festa de largo, tomou todas, correu da polícia por pregar cartaz na rua no tempo da ditadura, dava festas homéricas, tem mais de 100 afilhados (cadastrados!), e quando alguem dizia -Vamos? ela nunca contava até três. Mena topa tudo, em nome da farra. Nos veraneios do Morro de S. Paulo, encabeçava os roubos noturnos e as visagens pra matar Ieda de medo.É uma figuraça. Maria a chama de Dôidia (doida com pronúncia baiana).
Agora em 29 denovembro faz setenta anos.
É uma paixão em minha vida.
E isso tudo com apenas 1,50 m de altura.

.

foto de bernardo

9 comentários:

aeronauta disse...

Pois eu gostei muito de ler novamente esse belo texto. Viva Mena!

Unknown disse...

Com certeza, ler sobre Mena, escrito por você, é novo, é bom. É a dodia merveiê. Parabéns dodia!

aeronauta disse...

Bernardo, me desculpe, excluí o texto do homicídio e, conseqüentemente, seu comentário foi junto.
Um amigo leu o texto, pegou a carapuça e não gostou nem um pouco. Bjos.

Meninha disse...

Concordo plenamente com tia Maria. Bjss

miro paternostro disse...

Bernardo! já tentei de dodio ligar para a dodia, mas Carmeninha não para em casa, queria lhe dar os parabéns pessoalmente. mas nada de encontrar a criatura em casa. portanto lhe peço aqui primo, diga a sua maravilhosa irmã que já tentei e muito até memso ligando para Pião e nada, também só anda na rua e ninguém possui uma caixa de voz ou coisa semelhante. quando eu chegar por estas terras daí darei muitos beijos e abraços ao vico e a cores e atrasadíssimos mui pessoalmente nesta maravilha de metro e meio. por enquanto, lhe passo procuração para dizê-la que a amo muito e que penso nela sempre com muito carinho e que não me esqueci do aniversário dela não. pode perguntar a nossa outra prima Maria P. com quem eu falei pelo telefone ontem e que me deu o número de Carmeninha. entonces tá, por favor quando puder lhe passe o recado.

Menina da Ilha disse...

Mena é danada mesmo. Por isso está fazendo 70 anos e nem parece. Mudando de assunto, adorei Morte Abjeta. Poupei o quanto pude, porque estava com pena de terminar. Dei muitas risadas. Vocês são ótimos e estão de parabéns.

Lua disse...

Dinda Mena é o máximo!

Luciano Fraga disse...

Embora seja alguém muito próxima,digamos particular, que figuraça undergraund, adoro gente assim, abraço.

Pirapora-MG disse...

Olá, a minha mãe foi amiga da Sra. Carmena Maria nos anos de 1952 a 1954 ( ela morou na casa da D. Leonidia e Sr. Carmilton neste ano), ela se chama Odília Araujo Leite (Xique-Xique-BA), procurando na net sobre a Carmena, encontrei o blog da Maria Sampaio e posteriormente o seu. A minha mãe ficaria muito feliz em saber noticias da Carmena.
Se puder entrar em contato pelo e-mail mariliapirapora@yahoo.com.br. obrigada,

Marilia
Pirapora-MG

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas