quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Para Marcus




Sempre renovei minha Habilitação em Salvador e agora resolvi fazer por aqui mesmo; com o universo on line já é possível, sem precisar transferir o prontuário, como antigamente. Tirei um dia e parti para Valença, a capital do Baixo Sul, munido de paciência. Fui recitando o mantra da compaixão a viagem todinha, para o caso de acontecer comigo o que aconteceu com Paulo, meu irmão. Na véspera, ele me contou que tenta sua renovação há quatro meses, porque toda vez que lá chega, a funcionária descobre algo faltando. Ela vasculha os documentos como um policial farejando cocaina num baculejo. Cheguei cedo, 8:30, e peguei a primeira fila: era pra pegar uma senha. Vinte mantras, ficha 16, escrita a mão. Outra fila para pegar o Laudo, num buraco na parede, onde só se via os olhos e os dedinhos gordinhos de outra funcionária. Ela atendia cada pessoa durante 60 mantras. A 120 de chegar minha vez, uma voz do buraco anuncia:

-"Caiu o sistema". Eram 9:40. Uma de farda chega e declama, com as perninhas assim, e os bracinhos balançando:
-" Meio dia a gente fecha e volta uma e meia". Um rapaz magrinho, apavorou:
-"E nós que moramos em outro município, eu moro na roça e não trouxe dinheiro pra comer". Os ombros subiram como resposta. Convidei o rapaz.

Chega meu irmão, com todos os documentos relacionados pela própria farejadora, da ultima vez em que se digladiaram.

-"Este comprovante de residência não vale, tem de ser do mês atual". Consegui tirar Paulinho de lá antes do ataque apoplético. E na parede bem acima da mesa da funcionária, estava em letras garrafais: Art. N do Código Não Sei das Quantas: Desacato a funcionário no exercício da função ( rs...), 6 meses de cadeia e multa. Uma passada no escritório da Coelba ( muitíssimo bem atendidos ) saímos com a conta atual. Ela ainda fuçou por uns 15 mantras. Uma e meia da tarde, outra fila, o sistema on, pega-se o laudo, tira-se uma foto na frente de todo mundo ( aí a gente fica com cara de cachorro que caiu de mudança), atravessa a cidade, fila do Banco, paga-se, outro rumo, fila na Clínica, que letra é essa? com o outro olho, já se operou? não? pague no balcão. Volta ao Detran, outra fila, entrega-se a papelada crescida ( são 4:30 da tarde) e a fuçadeira, sem olhar pra você:
-" Daqui a 15 a 20 dias, telefone pra saber se já está pronta. Só falta agora levar os comprovantes numa Auto Escola pra fazer o curso ou uma provinha".

Saí de lá com a certeza que a fuçadeira não tem mãe. E foram 735 mantras no total. Mas terei minha carteira na mão por mais cinco anos ( quantos mantras serão?...)

Anime-se Marcus!
PS escrito em 27/11 para não haver dúvidas: a despeito do aviso na parede, pintei-lhe o diabo com a fuçadeira!
.
foto do detran.

10 comentários:

Unknown disse...

Primaldo... francamente... mais vale uma viajinha a um SAC de hora marcada na soterópolis (parece que o atual governo não conseguiu depredar o SAC como depredou a cultura). Mas você precisava ter sido uma mosquinha para apreciar a mim e Paloma fazendo três dias de CURSO numa auto-escola abaixo de uma sex-shop e acima de uma padaria - e todo dia a gente brigava com o PROFESSOR. Ainda bem que o intervalo dedicamos à padaria: um copo de liquidificador cheio de suco de laranja mais um pão cacetinho com queijo na chapa> um rial (tinha de ter um cacete)
Beijos da primalda Maricovalda

Vivz disse...

Vou com Maria, melhor ter vindo aqui. O SAC do Shopping Barra é uma tranqüilidade sem tamanho e vc faz tudo rapidinho.

Quanto ao aviso de desacato, é moda isso. Eles pregam em tudo qto é lugar. No Forum tem em qualquer cartório... Pena que eles usam a lei para se esquivar de fazer o que devem fazer, sem levar pito. Desacato é ser mal atendido, quando vc chega a ser atendido, e ainda ter que engolir a seco.

Bjs.

Maria Judith. disse...

Pois se prepare para a provinha. Do curso eu não sei, porque achei um desaforo pagar. Me dei mal na primeira prova, porque respondi que ao avistar um motoqueiro caído, acidentado, sangrando, primeiro verificava os sinais vitais e depois ligava para a polícia. Errado! Primeiro você liga para a polícia, e se o carinha acidentado tiver um bom anjo da guarda, pode sobreviver até vc conseguir ser atendido pela polícia. Errei outras tantas, mas na segunda prova passei.

Recomendo fazer o cursinho.

E eu sou servidora pública, sou desacatada pelo meu chefe toda hora, e ele nunca foi preso...

(Comentários soltos e apressados, em virtude da minha situação de notebookless)

Meninha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Meninha disse...

Este foi um dos seus melhores causos, fico imaginado sua cara... se não fosse trágico, seria cômico.

Anônimo disse...

E eu pensei que bahiano não se estressasse!

Senhorita B. disse...

No SAC é rápido!
Aproveita a vinda e me faz uma visita!
Bjs

Marcus Gusmão disse...

Ia esclarecer outro dia quando você tocou no assunto mas bateu vergonha na cara de pau: a carteira ainda vale até o próximo, demasiado próximo, 2 de fevereiro. O IPVA é que está com uma data esquisita:2004. A vergonha é por que além de cidadão sou barnabé e o seu IPVA ajuda a pagar minha retribuição pecuniária. Pode me desacatar que eu não lhe prendo.
E até pelas estatísticas eu deveria também estar em dia. IPVA de carro popular na Bahia vive tinindo de novo. O problema está nos carrões, tipo Audi, Mitsubishi...
Como sobrevivi? Sorte, busu e preconceito. Andei de ônibus nos fins de semana em que ainda havia blitz. E quando tinha que levar a renca, meninos no banco de trás é salvo conduto. Se assaltante descobre isso...
E só um post (isto aqui já é um post) para contar o dia em que resolvi tirar a poeira de uma russa legítima, uma Stolichnaya comprada a preço de pinga no Atacadão. Tomei uma dose generosa no almoço e ao levar Luísa para a aula de circo, num improvável sábado às 2 da tarde, encontro pela frente a tal da blitz da alcoolemia. Desta vez foi sorte. Teve também blitz na estrada...mas aí só mesmo um post.
O problema não é só o IPVA. É mais grave, doutor. É o pacote de multas. O diabo é que prometi pagar tudinho ao próximo prefeito, no dia 2 de janeiro. Vou precisar de muita sorte, busu e preconceito até 2013.

Senhorita B. disse...

Tô em Salvador! Mas já volto para SP amanhã! Na minha próxima visita, podemos marcar um café com Maria, Personagem, Aeronauta(se ela desejar)e todos dos outros blogs.
Bjs

Janaina Amado disse...

Rapaz, que inferno comprido!
(Mas que você contou engraçado, contou - adorei a cara de cachorro da foto pública, é isso mesmo).

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas