segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O Morro não tem vez...


Volto do Morro sempre com o mesmo sentimento: absolutamente dividido entre o mal estar de ver o que acontece por lá e a imensa e eterna paixão pelo lugar. Vontade de tirar ( quase) todo mundo de lá pra ver se ainda salva. Impossível. Vai é piorar. A lógica do comércio se estabeleceu de forma inexorável e ninguém pensa diferente. Assisti a uma conversa entre dois " moradores", onde se discutia não a melhoria do meio ambiente ou da vida das pessoas mas sobre o que seria melhor para atrair mais e mais turistas, e os mais e mais endinheirados. O turista comum já não os interessa, gastam pouco, sujam muito. Precisam focar naqueles que chegam de avião, cheios de euros, se entocam nos hotéis com piscinas (?!), contratam umas putas, fuc, fuc, cheiram até poeira dos aparelhos de ar condicionado e vão embora pra voltar paroano. Nem aprendem a dizer bom dia na lingua local, muito menos obrigado.

Por outro lado, tem o lugar, as praias, o intenso e cada vez menor verde, que são verdadeiramente apaixonantes. Apesar da ocupação, - vê-se casas dependuradas em qualquer corte de terra, daqui a pouco vão ocupar as palhas dos coqueiros- ainda é um lugar belíssimo. Eu ainda daria meu braço direito, se houvesse alguem disposto a pagar o que eu acho que vale, para morar no caminho da Gamboa.
Enquanto isso, vou engolindo os sapos com o descaso com o patrimônio, vou revirando o estômago com a ocupação desregrada, vou fazendo das tripas coração para continuar indo lá e passando por cima da minha indignação, afinal lá estão partes de mim: duas filhas que ali trabalham, e minha neta que ilustra este post -cujo sorriso na foto foi a pedido da Menina da Ilha- e representa a esperança.
.
foto de edu, o genro-pirata.

15 comentários:

Meninha disse...

Apesar de tudo... eu também morro de saudade e sempre que posso vou lá, gostaria de ir mais vezes, pois acho o morro lindo!

Anônimo disse...

Há 20 anos, uma grande amiga me disse: Celso, vá conhecer Morro de São Paulo. Não fui até hoje. Ou me apresso ou talvez não vá nunca mais vê-lo, pelo menos não o lugar que ela gostaria que eu visse e que você entristece ao ver acabar.

Unknown disse...

Iara é LINDA! simpática que nem a mãe, cojinha fofa!!!
Do morro... não falarei NADA. Seu texto é retado (uma e duas)

Marcus Gusmão disse...

Mesmo com toda a depredação, o Morro ainda vale. Ninguém pode destruir o nascer da lua na segunda praia, o pôr do sol desde o farol, a água morna no final da tarde na maré baixa, ou a beleza e a história do forte. E quando gente linda como esta pessoinha nos espera, o resto é mar. Né não?

Lua disse...

Pai, ontem fiquei sabendo que a prefeitura começou a retirar alguns carros de circulação da ilha, e que ia tirar vários. Assim espero, esse progresso me enoja.
No mais, minha afilhadinha é a criancinha mais feliz do mundo, olha que sorriso lindo!

Lua disse...

Vera, o livro que vc me emprestou Travessuras de menina má é lindo!! Tou até com vergonha de ter te emprestado aquela literatura de banheiro! bjss

Nilson disse...

Linda sua netinha. Quanto ao Morro, sugiro q vc e Marcus montem um grupo terrorista pra atazanar os gringos - sobretudo argentinos!!!

Senhorita B. disse...

Coisa fofa!

Edu O. disse...

Que sorriso lindo!!! Espero que o morro sorria assim também.

Mariana Botelho disse...

invadindo...

vi morro de são paulo por aqui.
não tem como não dizer que esse lugar é uma das minhas muitas paixões que cultivo bem cá no fundo do peito.

nunca mais voltei lá.

mas o volta e meia está cá no meu sorriso.

(e que bebê mais lindo!)

Anônimo disse...

CONCORDO COM LUA!!!!!
O SORRISO DESSA MENINA LIIINDA NOS MOSTRA QUE ÉLA É A CRIANÇA MAIS FELIZ DO MUNDO!
SENTI VONTADE DE SORRIR AO VER O SORRISO DELA!
PARABÉNS MAÍRA!!!! ISSO DEMONSTRA A MÃE MARAVILHOSA Q IARA TEM!!!! SEM FALAR NA VIDINHA E INFANCIA CHATA Q ELA ESTA TENDO A CHANCE DE CURTIR!!!!
DIA DESSES VOU LÁ NO MORRO VER ESSA LINDA PESSOALMENTE!
BEIJOS

- Luli Facciolla - disse...

Ah, o morro... Lindo!

Ah, Iara... Linda!!!


Beijos

aeronauta disse...

que sorriso lindo!

Menina da Ilha disse...

Fiquei danada comigo e com minha preguiça, pois só hoje consegui ver a foto do sorriso lindo de Iara. Como disse, passei uns dias entregue a tal senhora. Obrigada por atender o meu pedido.

Anônimo disse...

Morro de São Paulo continua lindo!

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas