quinta-feira, 9 de outubro de 2008

É leptospirose!!!


Em 79, recém-casado, morava na esquina da Manoel Dias com Guanabara, e Maria logo ali pertinho na Ubaranas, maison 7. Rara noite em que um não ia à casa do outro. Certa noite Morena atendeu o telefone e disse que devíamos ir urgente à casa de Maria porque algo de muito grave acontecera. Voei as duas quadras, atravessei a porta quase atropelando a imagem de S. Julião que ficava de guarda, levei o vigia da casa nos peitos e encontrei minha prima deitada na cama, lívida, mãos cruzadas sobre o peito, uma das pernas nua e pintada de tinta vermelha do dedão até o joelho, esperando a morte chegar. Com um fio de voz foi me dizendo:
-" primo, tô fudida! acho que peguei a doença do rato, como é o nome? lepsxstossxpisxrose". Já suspirei aliviado, afinal tinhamos nos visto na véspera e ainda não havia nenhuma história de contágio.
-" me conte tudo, desde pequenininha", pedi. O relato veio completo de detalhes como convém à maior das hipocondríacas, daquelas que não tomava um copo de cerveja sem engolir antes ( e depois ) dois comprimidos de Engov comFiorinal.
-"Cheguei em casa agorinha, entrei pela garagem e niqui botei o pé no chão, um rato passou picado por cima do meu pé!" Corri, tomei um banho, passei Merthiolate na perna e chamei meu médico. Tenho escapatória?"
Taí, vivinha da silva até hoje e continua chamando a doença "que teve", de lepsxstossxpisxrose.


9 comentários:

maria guimarães sampaio disse...

Às gargalhadas para variar.
Não foi fácil cuidar daquela lepsxstossxpisxrose!
E o dia que mandei São Julião ir correndo lhe chamar para me salvar de um dos loucos namorados que arranjava no circo troca de segredos?

Jú(liana) disse...

Vcs foram feitos um pro outro!!!!!
Por isso se entendem tão bem!!!!!
É a cara de Maria achar q "pegou" leptospirose pelo pobre rato ter "passado" por seus pés!!!!
Figura essa Mary Lú!!!!

Judith disse...

Amo historinhas de hipocondríacos. Amei o rato que você arranjou para ilustrar, e estou esperando o causo que Maria citou no comentário dela. Vai contar??

Janaina Amado disse...

Bernardo, eu estava triste demais, mas vim aqui e já dei uma gargalhada, só você mesmo pra conseguir isso!

Renata Belmonte disse...

Maria,
Você não está sozinha no clube: tb dizem que sou hipocondríaca. Quando eu morrer, todos vcs irão ver!(rs)
Bjs, queridos!

Renata Belmonte disse...

Então estou super bombando!(rs)
Já falei para Maria que quero ser tb prima de vcs!
Bjs

Renata Belmonte disse...

Valeu, primo!
Bjs

aeronauta disse...

Maria é mesmo uma lenda! E vocês dois juntos são mais uma grande dupla da literatura!

Meninha disse...

Quando encontrei com você na porta do banco e você me disse que ia falar sobre a lepsxstossxpisxrose de Maria, já me acabei de rir, só de pensar... fiquei o final de semana todo sem poder ler seu blog, pois estava sem net. Foi uma tortura, mas valeu muito a pena esperar. Parabéns!

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas