sábado, 6 de setembro de 2008

O Jumento e o Elefante


Nem gosto de americanos a ponto de falar daquela eleição complicada, que cada vez mais, entendo menos. O Partido Democrata de lá, parece o nosso PSDB, só que o simbolo é o Jumento. O Republicano, algo como o nosso Demo, é representado pelo Elefante. E todo mundo está tomando partido na campanha alheia. Aqui no Brasil, virou febre a torcida pelo Obama. Com cara de brasileiro, a imprensa corre a defini-lo como " o primeiro negro a chegar à presidencia do mais importante país do planeta", a despeito do próprio evitar a "etnização" da disputa. Mas a imprensa ignora isto, quer ver um negro chegar lá. E depois? que diferença isso fará? Ele será apenas o Presidente do país deles lá, o ufanismo permanecerá, o protecionismo também. E o McCain? parece que o "herói" é um vilão aqui, o homem que pode impedir o negro de "nos" representar. Herói de guerra, branco e velho: prato cheio. Vamos cair de pau no McCain.

Nas leituras que fiz, apenas John Edwards tinha um discurso mais próximo do respeito à autonomia dos países e uma proposta mais interessante de aproximação com a América dos Pobres. Sartou fora, não aguentou o tranco. Tia Hillary resistiu pelos mesmos motivos do Barak: " a primeira mulher..." Ganhou o Negro. Questão de cotas, acho.

Agora, a unica diferença que vi entre os dois foi: McCain quer continuar batendo no Iraque. Obama acha que a porrada deve ser no Afeganistão. Questão de diferença ideológica partidária americana. McCain, o Elefante. Obama, o Jumento.
Foto do site yahoo notícias; sem crédito

14 comentários:

Anônimo disse...

Preciso e genial!

Anônimo disse...

A anônima é Soraya. Não sei lidar direito com blogs. Abraço.

Unknown disse...

Já não lei nem mais as manchetes do jumento e do elefante. Já me bastam os jumentildos candidatos a prefeito.

Maria Judith. disse...

Pois eu acho que apesar de não haver grandes diferenças entre os seus candidatos, as eleições norteamericanas são tão importantes para o resto do mundo que todo o planete poderia e deveria votar também.

Senhorita B. disse...

Estou acompanhando! E sua análise foi certeira.
Abraços,
Renata

Vivz disse...

Estou verdadeiramente cansada disso tudo. As eleições de cá até aturo. São comédia pura.

Mudando de assunto, vim finalmente ver quem é o cara que odeia teatro e não tem vergonha de falar isso pro mundo. Eu odeio Caetano. E Gil tb.

Obrigada pela visita lá no blog. Mas que história é aquela da Rita Pavone? Abraço.

Edu O. disse...

to chegando sempre atrasado e hoje não vai dar pra ler o resto, mas prometo que venho com calma.
Minha cabeça ta tão cheia que os jumentos e os elefantes vão passar por mim despercebidos.

anjobaldio disse...

Boa análise. Teu texto é preciso. Lembranças para Vera. Grande abraço.

Palatus disse...

Amigo, nessa disputa vence mesmo é o camelo...é mais forte, sobrevive ao deserto firme e forte.
Boa reflexão a sua, e bom toque de humor. Boa semana de trabalho e descanso!
nilson

Senhorita B. disse...

O Pablo é um querido! Nossos livros são da mesma coleção da Fundação Casa de Jorge Amado. Falo pouco com ele, mas adoro seu trabalho.
Bjs!
(E volto assim que puder)

- Luli Facciolla - disse...

Uma hora dessa o Jumento aparece aí no seu interior para a festa da Jega Elétrica, que bem poderia ir vestida de Hilary, né?!

Não sei o que é pior, eleições americanas ou essa poluição sonora que vem dos candidatos...

A propósito, amo sua filha Maíra como se fosse minha irmã (e assim a considero) e amo sua neta como se fosse minha filha. Estou morrendo de saudades de ambas, mas mato primeiro a saudade do "tio" e chego aí, no interior, em breve!

Beijos carinhosos!

Meninha disse...

Não entendo P.N. de eleições americanas, esse negócio deveria ser simplificado, deveria ser igual no Brasil, voto-a-voto e acabou. Eu, particularmente (não sei porque) prefiro os negros. Bjs no coração.

Anônimo disse...

Se tiver estômago, faça um comentário sobre a eleição daqui, gostaria muito de saber sua opinião sobre a disputa de à prefeitura de Ituberá.

Mãe de Iara disse...

Moral meu pai, não suporto mais abri seu blog e dá de cara com esse jumento. Vc tá ficando preguiçoso !!

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas