segunda-feira, 23 de março de 2009

Sobre cada um


RENATA


Bem que meu sobrinho Pablo Sales me advertiu, algum tempo depois de ter ganho o prêmio Braskem de literatura:
- " Meu tio, ano passado quem ganhou foi uma menina, Renata Belmonte; vc precisa ler o que ela escreve. Ainda por cima, é uma gata!"
Fiquei curioso.Pouco tempo depois, quando comecei a ler blogues, soube do dela e fui visitar. Nunca mais saí. Fiquei encantado. Confesso que destilei um certo preconceitozinho:
-" Uma menininha, loirinha, patricinha, escreve como gente grande."
Me despi do preconceito e mergulhei no mundo em que Renta escrevia e deixava seus vestígios. Pedaços de alma, trechos de vida, sabores e dissabores de amores, um carinho pela avó, um chamego com o maridão (conheci no lançamento, tão jovem e encantador quanto ela), uma adulta, uma advogada, escritora; pela felicidade dos pais que conhecemos, uma filha e tanto. Diz amar São Paulo e a Bahia. Louca por roquenrou. Um dia comentou em meu blogue que adorava meu parentesco com Maria Sampaio e de imediato se filiou: passou a ser nossa prima mais nova. Adotou o primo pra lá, prima pra cá. Ai de quem diga que não é nossa prima legítima, de primeiro grau.
Estrela da noite do dia 17, quando nos avistou na fila de dedicatórias ( eu, Vera, Maria, Miro, Martha e Haroldo), deu um salto e demonstrou sem deixar a menor sombra de dúvidas, o quanto ficou feliz em nos ver . Gritava, pulava de um em um, abraçava, rodopiava, uma menina. Uma molequinha ousada que sabe dizer coisas que o velho aqui nem desconfia, a escritora. Depois foi simbora num avião pra Sampa pra fazer as coisas de advogada. Eis a Senhorita Renata B.

foto de vera

7 comentários:

maria guimarães sampaio disse...

tá que tá o meu primão! Retadinho nos perfis.
Bijos meus para ti.

Janaina Amado disse...

Gente, com estes perfis de Bernardo, mal posso esperar a hora de conhecer pessoalmente todos vocês!

Renata Belmonte disse...

Primo,
Tô me achando!!!!!!!!!!!!!(rs)
Falando sério, você conseguiu fazer um raio X perfeito de mim. Apesar de generoso com as palavras, percebo que você, realmente, escreveu sobre mim, reconheço-me no seu texto.
Mais uma vez, muito obrigada pela presença no lançamento e pela amizade. Nutro por todos vocês(e-amigos) o mesmo carinho e admiração.
Beijos,
Renata

Edu O. disse...

que bom este olhar pelos e-amigos. pena que não sou e-amigo de todos e por isto não me sinto muito convidado para as coisas. O trem adoraria ir, mas estou num período de estudar para concurso em maio, daí não confirmar presença, mas será um passeio e tanto. tenho certeza.

Renata Belmonte disse...

Edu,
Sinta-se convidado por mim para qualquer evento meu!
Bj,
Renata

Maria Muadiê disse...

Bernardo, Renata é tudo isso! A sua série ficou linda!
O Vestígios me emocionou muito, gostei demais.
Vocês, sem dúvida, são primos carnais.
Um beijo,
Martha

Nilson disse...

Demais. E assim ficamos nos conhecendo melhor, pela graça e a generosidade de Bernardo, primo de Maria, de Miro e de Renata. Aliás nosso primo. Nem que seja e-primo!

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas