quarta-feira, 13 de maio de 2009

Chupa-imbigo



Assim mesmo, com "i" é como aqui no interior chamam o umbigo. E o Chupa-imbigo é o maior inimigo das crianças. Parece ter sido invenção dos pais, versão regional para o bicho-papão, na hora de ameaçar os filhos para não fazerem aquilo que os pais não querem que façam. Chamam o Chupa-imbigo como quem pedem socorro a um super-herói, se a criança não quer se levantar cedo pra ir pra escola, pra tomar o café todo, pra ir pra escola, pra sair da escola, pra ir tomar banho, pra sair do banheiro, parar de brincar na rua de noite.


Por aqui andava uma Kombi preta com letras amarelas, de algum órgão federal, que era acionada nas campanhas de vacina. Tempos de vacina obrigatória contra a varíola em que os agentes do mal ficavam espetando os bracinhos da gente com um alfinete molhado numa gosma, ou com um vidrinho que arranhava e que já vinha com a gosminha dentro, provocando pústulas terríveis perto do muque. A vingança da molecada veio de 4 rodas: todo carro preto era a Kombi e a Kombi era do Chupa-imbigo! Inimigo! Quando ela aparecia, mato pra que te quero! Imaginar alguém lhe sorvendo a vida pelo imbigo, era matéria para Tortura Nunca Mais.


Minha ultima ação na Secretaria de Saúde de Camamu foi a campanha de vacinação contra gripe para o idoso. Atingimos indice baixíssimo de cobertura e agora teremos de ir atrás, de casa em casa, buscando vovôs e vovós para tomarem vacina, até no mato, se for o caso. Sinal dos tempos: Chupa-imbigo agora anda de Mitsubishi L 200. Preta.


foto:chupa-imbigo, acrílico, blogdorodrigotavares.

4 comentários:

Meninha disse...

Muito, muito bom! Quando eu era criança meu bicho-papão era o "homem do saco". Bjss

Unknown disse...

sabia que sua tia Norminha era quem vacinava a criançada do Chame-Chame? Divulgação de boca, a fila na porta, dona Norma a quebrar aqueles vidrinhos finiiinhos e raspar na altura do muque (ou na coxa) soltando a gosminha. Provavelmente ajudada por dona Amélia.

Nana disse...

Boa, muito boa, pai!
quanto ao post anterior: conta comigo também...vc fez o melhor pra você!!!
beijos...
to te esperando esse fds!!

Muadiê Maria disse...

Bernardo, chupa-imbigo era uma das coisas que eu tinha mais medo na minha infância. Há muito tempo pensava em escrever sobre ele, vc foi o sinal que é a hora.
bjo

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas