quinta-feira, 10 de junho de 2010

Continhos forever


Apelo aos e-amigos: o que poderá acontecer com o blog de Maria? Depois de um tempo sem escrever, desaparece tudo? vai pralgum lugar? pro éter? caixa-preta? Há alguma forma de salvarmos os ótimos escritos da prima? Eu não entendo bulhufas, mas temos aí Marcus, Nilson, Chorik, Janaína, pessoas que tem demonstrado entender desse riscado. Se depender, falamos com Juliana para o acesso ao blog.
Ali há escritos imperdíveis: os Continhos Photográphicos, Depôs Cachorrais, As inenarráveis estórias de Isabé Apocalíptica e tantos e tantas escrivinhações que dariam mais um volume: Continhos, o Blog! De repente conseguimos uma publicação e fazemos uma farra daquelas! Ela vai descer pra comemorar!!!
Os escritos de Maria devem ser preservados. Digam aí.
Imagem com desenhos de maria sampaio, que ilustram seu blog.

14 comentários:

Edu O. disse...

Eu estive pensando sobre isso, não podemos perder essas maravilhas pelo tempo.

....

Estou tão triste, dia 03/07 eu ainda estarei viajando pela Zoropa, como dizia Maria.

aeronauta disse...

Precisam sim ser preservados, e publicados. Não tem um dia sequer que não passo por lá. Aliás, é de lá que visito os outros blogs. Como sempre foi. E continuará sendo.
Abraços.

Marcus Gusmão disse...

Não sei, Bernardo. Perguntei a Juliana e ela me disse que Maria não deixou nenhuma orientação quanto ao que fazer com o blog.

Parece que é simples gravar o conteúdo do blog mesmo sem a senha. Um amigo certa vez me explicou, é na base do copiar e colar mesmo, e depois jogar tudo num CD.

Num horizonte de alguns anos, acho que continua. Mas se houver mudanças na forma de armazenagem das informações na rede, não sei o que pode acontecer. É só lembrar como era há 20 anos. E a coisa anda cada vez numa progressão mais acelerada.

O Continhos continua na rede embora sem atualização, mas está aberto a comentários. Alguém pode, em qualquer momento trazer uma informação nova para um dos posts de Maria.

Os blogs têm uma natureza muito específíca, por conta dos comentários e dos links com outros blogs. Qualquer coisa retirada dali tem outra natureza.

Mas acho que vale sim, uma sistematização destes temas citados por você, a colocação dos posts em outro suporte, como o livro, e sugiro mais outro tema: a forma como Maria encarou a doença, nos posts que publicou sobre o assunto. É didático, é útil para outras pessoas que porventura enfrentem o mesmo desafio.

Enfim, vamos continuar conversando sobre isso. Uma outra opção, pensada há lagum tempo, é a gente montar um portal, formalizar esta pequena rede dos blogs e-amigos, reunir tudo num mesmo endereço, com o de Maria incluído. É uma forma nova de tratar a memória, a gente pode inventar nisso aí.

abs.

Gerana Damulakis disse...

Eu continuo entrando nos demais pelo de Maria, como sempre fiz. Estou aqui, via os continhos, e não deixarei de seguir o ritual.

Unknown disse...

Idíea luminosa, Bernardo. Eu, uma leitora de blogs a aprtir dos continhos e de alguns amigos em comum (Marcus e Nilson), além da própria Maria que convivi pouco, mas admiro bastante, agora ainda mais, vou não só torcer, mas me disponibilizar pra q essa idéia se concretize, dentro dos meus limites. Não sou jornalista, escritora ou atriz, mas possa por a mão da massa, seja de que forma for. Conte comigo.

Unknown disse...

Seu blog tb sempre foi e, espero, será, o meu caminho, a minha porta de entrada para todos os outros.

- Luli Facciolla - disse...

Há de se eternizar sim!
Estou à postos para o que precisar!

Beijo

Maria Judith. disse...

Nào entendo quase nada de informática nem de web, mas ao que sei, se a pessoa não atualiza o blog, ele é desativado. Se Maria não deu a senha para Juliana ou o Adorado, talvez um expert, através do ID do computador dela, possa descobrir o que vc precisa.
Conheço alguém, posso perguntar...

PS. Maria e os outros hão de me desculpar, mas eu sempre entrei nos outros blogs, inclusive no dela, pelo seu...

Nilson disse...

Taí: topo o projeto, mesmo que a gente tenha que copiar e colar os textos, um a um. E encontrar um jeito de editar. A ideia de Marcus tb é boa: um portal que abrigaria textos de todos, inclusive os de Maria (mesmo que fossem copiados, colados). Seria um antídoto contra os avanços tecnológicos citados por Marcus, que podem tornar o Continhos, como plataforma, obsoleto com o tempo. Mas por enquanto ele fica. Conheço outros blogues que tb pararam, e continuam no ar. Vamos conversar mais a respeito!

Muadiê Maria disse...

Tô com vcs e não abro.

Marcus e mais uma idéia das boas: o portal. Achei massa a idéia.
Mesmo que vire livro alguns textos, acho importante que ele exista como é, pois não dá pra reproduzir todo. Tem sua própria linguagem.
Sempre passo nos Continhos, assim como vcs, é de lá que vou para os outros blogs.
beijo,

Lidi disse...

Gostei da idéia de eternizar o Continhos. Os escritos (e as fotos) de Maria não podem sair do ar, não. Nem pensar nisso...

Meninha disse...

Também estou de acordo de publicar... Conversei com um amigo e ele disse que é para copiar e colar em Word e levar em uma grafica para editar e quem sabe ser transformado em livro...

Moniz Fiappo disse...

Também tenho pensado nisso. Não dá prá deixar cair essa peteca. Não entendo nada de informática mas achei genial a idéia do portal, e se o Continhos, por esse caminho, for preservado, melhor ainda.
Contem comigo!

A palavra aí embaixo hoje é tepamo, mas podia ser topamos.

Moniz Fiappo disse...

Entre em contato com Rodrigo. Passei o telefone dele por e mail pra voce.

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas