terça-feira, 12 de julho de 2011

Religare


Cansado de procurar por uma religião que satisfaça TODAS minhas necessidades, depois de zapear, buscar, fuçar, ler, frequentar, resolvi fundar uma nova religião, que chamarei provisoriamente de Religare. Como criador, tenho o direito de enunciar seus princípios, normas, diretrizes, mandamentos. Como se trata de uma novidade, fa-lo-ei em doses homeopáticas. Como será uma religião democrática ( olha aí já uma diferença para umas tantas!), aceito sugestões que, depois de analisadas por mim ( não é autocrático, mas lembrem-se que sou o criador) serão incorporadas à nossa tábua de princípios. Quem gostar, vai aderindo. Eis os princípios:
1. Deus existe. Só não tem barba, atende por qualquer nome e não se mete em pedidos terrenos como : "Oh, Deus, me ajude a passar no vestibular!" Ele não se ocupa com besteiras. Não dá a mínima se brigam por seu nome. Não criou universo nenhum, Ele É o Universo, o resto foi invenção do homem que, por sinal, tampouco foi feito por Ele. Não tem gênero. É visível, tocável, sentido, basta querer tê-Lo, vê-Lo, sê-Lo. Pode ser semelhante a nós, mas também se apresenta como uma formiga, um peixe, um urso, jatobá, temporal, deserto, chuva, uma pedra, um pau, um caminho. A luz é sua melhor vestimenta. A escuridão também. Deus não abençoa nem castiga, fica ali só matutando se você vai fazer o bem, aí Ele fica a seu lado pro que der e vier. Caso contrário, não conte com Ele. Algumas religiões tradicionais chegaram perto de conhecê-Lo, outras, nem de longe! Ele não suporta dízimos, ofertas, sacrifícios, promessas, rituais. Não gosta de aparecer na TV e nunca autorizou alguém a falar em Seu nome. Muito menos a escrever por Ele, como se Sua palavra pudesse ser transcrita. Se quiser Lhe falar, faça-o diretamente, sem intermediário, é um bom ouvinte. Não tem preferências e, se acaso uma criança morre de fome em algum lugar, não Lhe ponham a culpa e nem peçam para intervir, isso é briga de branco, Ele estará tentando nos ensinar a não nos matarmos uns aos outros, a fazer comida, a distribuir melhor, a espantar o Capeta.
Mas aí já será outro texto.

foto em adironteologia.blogspot.com

5 comentários:

Luciano Fraga disse...

Caro amigo, agora sim encontrei algo coerente ligado à fé, vou começar a orar, serei um Religare, isso mesmo?! Abraço.

Edu O. disse...

Está chegando perto do que eu queria como religião. Vamos ver os outros tópicos. To quase dentro.

Nilson disse...

Tô nessa. Só não invente de ser papa!

Meninha disse...

Já sou adepta...

aeronauta disse...

Também ando em busca de uma religião, andei tanto e agora encontrei uma. Menino, que insight você teve,que beleza de texto!

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas