domingo, 13 de março de 2011

Colombia


De minha viagem à Europa, sairam três postezinhos, um sobre cada cidade; Lisboa, Londres e Paris. Da viagem que acabo de fazer à Colombia, sinto vontade de escrever todo dia, sobre tudo. Voltei absoluamente seduzido por aquele país. É muita coisa pra contar, vamos por partes:

Parte 1. A viagem - algumas observações.

Salvador- Sumpaul0-Bogotá- Cartagena. Gol, Varig, Aires.

  • Todos aviões são iguais, claro, mas o serviço muda em alguma coisa.

  • Continuo sem entender porque nos obrigam àquela incômoda "posição vertical " do encosto nos pousos e aterrissagens, " para sua segurança"(!?). Se houver um impacto, como eles chamam os desastres, não seria melhor morrer mais deitadinho?

  • A comidinha. Dos almoços de talheres de outrora sobraram comida de plástico nas trechos mais longos e saquinho de amendoim nos menores. Sumpaulo é perto? pois foi o que me deram.

  • Não posso ver aeromoça ( comissária, por favor) que não me lembre de Tim Maia e suas famosas brigas com as aerovéias. Profissão em extinção. Vão servir mais o que? Pra mostras as portas de saídas? depois do "impacto", quem se lembrará delas?

  • Em Sumpaulo, o avião não aterrissou: caiu de forma meio controlada, depois de quicar três vezes e fazer meus bofes sairem pela boca!

  • De Bogotá para Cartagena, o piloto deu show. Durante todo o percurso de 1h e 15 min., descrevia o trecho, temperatura local, a cidade sobre a qual estávamos, a topografia da área ( que muda muito ), e a história dos lugares! Como diria a prima, uma maravilha!

  • Além de avião, só andamos de táxi, e charrete, em Cartagena. Vera me fez pagar esse mico! As fotos estão todas com meu rosto encoberto! Charrete é que nem gôndola: podre! os táxis são muito baratos, os motoristas foram todos atenciosos e faziam questão de mostrar as cidades. Em Cartagena, alugamos um por todo o dia, e o motorista era um ótimo guia turístico. O transito de Bogotá é caótico como se espera de uma megalópole de 8 mihões de habitantes, e há muita obra sendo feita na cidade, inclusive uma nova avenida para ligar o aeroporto ao centro.

  • Da famosa revista policial de Bogotá, escapamos por pouco, mas assistimos a turma da sala ao lado suar em bicas enquanto os meganhas abriam até costura de calçola! Trouxemos um saquinho de café que serviu de tortura, já que todo mundo avisava: vão lhe pegar, porque traficante usa café pra confundir o olfato dos cães. Cu no ponto! Escapamos. Nunca mais trago café pra senhor ninguem. Aliás, nunca mais trago porra nenhuma pra senhor ninguem!

  • A viagem de volta foi sem novidades. Saquinho de amendoim já referido, uma enorme saudade da Colombia.

foto de vera, em 03.11


8 comentários:

Edu O. disse...

então ta explicado o sumiço. tava encantado por lá, hein?

Nilson disse...

E o café, era do puro?! (Hehehe, feliz cumpleaños,muchacho!!!).

Moniz Fiappo disse...

Não é a toa seu parentesco com a primalda. Suas descrições estão cada vez mais parecidas com as dela. Os relatos são hilários e bem didáticos pra quem pretende ir por lá. Meu salário achatado só dá pra ir até Sto.Amaro, que segundo nós, santamarenses, é um país.

Bernardo Guimarães disse...

edu: ainda estou encantado!

Non je ne regrette rien: Ediney Santana disse...

cidades que gostaria de estar,

Bernardo Guimarães disse...

nilson:
tão puro que contrabandeei 3 kg!

Bernardo Guimarães disse...

cumadi ivonete:
vc sabe a felicidade quando me comparam com a prima, a quem não chego aos pés!
e deixe disso! faço que nem eu: compre tudo no cartão e voe nas milhas!

Bernardo Guimarães disse...

ediney:
faça uma forcinha, esqueça buenosaires, vá à colombia!

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas