segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Bonfim


Festa do interior que se preza é a do padroeiro. Em Nilo, Senhor do Bonfim. É quando se pinta a casa, compra roupa nova, batiza os pagãos, e os filhos e amigos ausentes se aprochegam. Missa festiva às 10 h, espichada, rezada pelo Bispo de Amargosa que depois vai almoçar na Casa Paroquial. As mulheres mandam pratos e mais pratos e todo ano eu como as sobras do Bispo na casa de Lilide, um macarrão ao forno, com camarão. Santo Bispo, volte ano que vem! À tarde, gosto de ver a procissão. Me amarro numa procissão. Antigamente eram duas filas, começando pelas crianças, depois as mulheres. Nos andores e na rabada, os homens. O padre no meio balançando aquele troço fumegante e as beatas nas laterais dando esporro nos meninos que começam a se cansar nos trezentos metros, e ainda tem toda a cidade pra percorrer. -"No céu, no céu, com minha mãe estarei"...Fim da parte religiosa.
Na rua, festa. Uma porcaria. Palco para bandas pífias e arrochantes. Prefeitos (os dois, temos dois, um de fato e outra de direito; juntando os dois, não dá meio), distribuem apertos de mãos e tapinhas nas costas. Decoração ridícula nas ruas, fogos que não enchem os olhos. Um particular salva o foguetório e manda uns fogos de lágrimas bonitos de se ver.
Acaba tudo e fica um gosto de já comi melhores. O que me salvou? o sobejo do Bispo!
foto de bernardo

4 comentários:

Chorik disse...

Troço fumegante! Essa foi boa.

Edu O. disse...

Em Santo é da Purificação q este ano será menor do que os anteriores.

Moniz Fiappo disse...

A festa de Sto. Amaro era esperada pelos filhos da terra o ano todo. Os políticos começaram a se meter e a festa foi encolhendo e caindo de nível. O tamanho do palco na praça é absurdo de grande mas as músicas, não tenho o menor saco para pagodes de duplo sentido e arrochas...
A procissão continua grande, a maior que já ví, com mais de trinta andores e tanta gente que parece carnaval. As pessoas continuam comprando roupas novas para a data, mas a alegria está faltando por lá.
Também estou com saudades de voce.

Ricardo Dib disse...

Troço fumegante! Essa foi boa. (2)

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas