quarta-feira, 3 de julho de 2013

Jalecos, uni-vos!



Há dois movimentos no Brasil: o autêntico, espontâneo, verdadeiro, exemplificado pelo Passe Livre; o outro, foi a ponga da classe média facebukiana, exemplificado pela tentativa pífia de derrubar a presidente. O primeiro, o povo já esqueceu e o segundo, teimam em estender até o fim dos dias. Fui o primeiro, via Facebook,  a apoiar o primeiro e o primeiro a sartar quando vi no que ia dar o segundo, sartando inclusive do próprio. Sou um pequeno burguês, mas me recuso a ser um p.b. facebukiano
O ultimo movimento alimentado nas tetas do Face, foi o ato público dos médicos contra a possível vinda de estrangeiros para o Brasil. Aliás, no Face, só se referem contra a vinda dos médicos cubanos, me fazendo pensar que ninguém se importará se por aqui aportarem os loiros europeus com olhos azuis e sotaques de primeiro mundo. Não! os cubanos, não! virão tomar nossos empregos, tirar a comida das bocas de nossos filhos, podem chegar a ter carros importados, esses malditos comunistas!
Não fui nem vou a passeata nenhuma. Ninguém quer ouvir quando se diz que médicos que quiserem vir terão de passar pelo Revalida, que é a a prova de sua capacidade de exercer sua (nossa) profissão em qualquer lugar do mundo. Podem vir de Cuba, dos Confins do Inferno, ou podem até mesmo se brasileiros que se formam no exterior, por vários motivos, inclusive por não poderem ingressar no curso médico por causa do famigerado vestibular. E eu não vi NINGUÉM meter o pau no vestibular, só metem o pau na Dilma, não porque ela seja responsável por tudo isso, mas só porque ela não é a Presidente do Facebook. Sou contra a vinda de médicos, advogados, pedreiros, putas que não se qualifiquem ao pisar por aqui. Me preocupa a dificuldade que podem ter os médicos com a linguagem dos doentes brasileiros, ao ouvirem a mãe de um baianinho dizer que o menino está "remessando" ou "provocando" há três dias. Mas um canadense levará  o mesmo tempo que um gaúcho para se adaptar às linguagens regionais. Repito: sou contra a vinda de médicos sem a revalidação dos diplomas, mas o governo está dizendo isso e ninguém  parece ouvir! Vamos continuar lutando por melhores condições de atendimentos à nossa população, sem deixar de, por uma questão de justiça, afirmar que essas atuais condições não foram criadas nos últimos anos, ou como preferem os facebukianos, nos governos dos petralhas. Vamos mudar o foco, sob pena de estarmos alimentando uma "revolução" equivocada.

2 comentários:

Maria Judith. disse...

Na verdade, seu único e minúsculo engano é que o vestibular acaba de ser extinto, dando lugar ao ENEM. Ao menos nas Univesdidades públicas baianas, não sei nas restantes.
Quanto aos estrangeiros médicos, ando louca pela sua chegada, e estou certa de que serão aprovados de cara nos exames de revalidação dos diplomas. Adorava aquelas portinhas, sempre vistas em cidades do interior, com uma plaquinha MËDICO. Salinhas pequenas, com lugar apenas para a maca de exames e algumas cadeiras para os que estavam à espera de sua vez. UM MÉDICO só, para tudo, e que bem que resolvia!!!

Marcus disse...

Primeiro, que bom receber de novo notícias do interior. E neste caso dos médicos, muito bom ouvir a opinião de um dos jalecos brancos mais queridos e famosos das terras de Ituberá, Jatimane, Barra do Serinhahém, e outros confins do Baixo Sul.

xeudizer:

anotações livres, leves, soltas